ESCOLA ................................
PROJETO “LER E PENSAR” - GAZETA DO POVO
PROFESSORA: IOLANDA ..........................
TURMA: 2º ANO A
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTE E INFORMÁTICA.
DURAÇÃO: 3 AULAS DE 4 HORAS CADA UMA – TOTAL: 12 H/A
OBJETIVOS PROPOSTOS:
1. APRESENTAR O JORNAL GAZETA DO POVO, EDIÇÃO DO DIA 06/06/2011, PARA OS ALUNOS, DESTACANDO A SUA ESTRUTURA E OS ELEMENTOS QUE O COMPÕEM;
2. PESQUISAR NO JORNAL UMA NOTÍCIA REFERENTE AO MEIO AMBIENTE, RECORTÁ-LA E EFETUAR UM ESTUDO SISTEMATIZADO SOBRE O TEMA.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
APÓS A APRESENTAÇÃO E O ESTUDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE CIÊNCIAS, CUJO TEMA ESTÁ CENTRADO NO MEIO AMBIENTE E NAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, DEMOS SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES DA SEGUINTE FORMA:
1. PROMOVEMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O MEIO AMBIENTE ABORDANDO E RELEMBRANDO OS ASPECTOS ADIANTE:
A) QUE ELEMENTOS O COMPÕEM?
B) O QUE SÃO ELEMENTOS NATURAIS E CULTURAIS?
C) O QUE SÃO SERES VIVOS? E NÃO-VIVOS?
D) POR QUE RAZÕES DEVEMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?
E) COMO PODEMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?
- EM SEGUIDA, DIRIGIMO-NOS AO A.E.I. (AMBIENTE DE EDUCAÇÃO INFORMATIZADA) ONDE ASSISTIMOS AOS VÍDEOS:
A) A VIDA NUM COPO D’ÁGUA;
B) ECONOMIZAR ÁGUA (MÚSICA COM O GRUPO DA MÔNICA);
C) CARTA DO FUTURO.
OBS.: Todos os vídeos estão relacionados ao uso racional da água e foram devidamente discutidos em sala de aula.
- LOGO APÓS, APRESENTAMOS O JORNAL A GAZETA DO POVO, FAZENDO REFERÊNCIA ÀS PARTES QUE O CONSTITUEM, PROMOVENDO O SEU MANUSEIO E DIRECIONANDO A NOSSA ATENÇÃO PARA A NOTÍCIA CONSTANTE NO CADERNO VIDA E CIDADANIA (PÁG. 7), INTITULADA:
LIXO, ENTULHO E ATÉ SOFÁ NO RIO IGUAÇU |
4. FIZEMOS A LEITURA DA NOTÍCIA SELECIONADA, DESTACAMOS E ESCLARECEMOS O SIGNIFICADO DOS VOCÁBULOS DESCONHECIDOS E, NA SEQUÊNCIA, DISCUTIMOS E INTERPRETAMOS O SEU CONTEÚDO, RESSALTANDO AS SEGUINTES QUESTÕES:
· DE QUE FATO TRATA A NOTÍCIA?
· ONDE, QUANDO E COMO OCORREU?
· QUEM ESTAVA NO LOCAL DA OCORRÊNCIA?
· QUE MEDIDAS FORAM TOMADAS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA?
· QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?
· QUE TIPO DE AÇÕES PODEMOS NÓS MESMOS PROMOVER EM NOSSA VIDA DIÁRIA PARA EVITAR A OCORRÊNCIA DE PROBLEMA SEMELHANTE?
OBS.: Aproveitamos o ensejo para fazer a comparação simples, de fácil entendimento e bem ao gosto da crianças, qual seja, a de que as 50 toneladas de lixo coletas no Rio Iguaçu correspondem ao peso de, em média, 7 elefantes adultos.
5. ENCERRAMOS AS ATIVIDADES DO DIA COM A CONFECÇÃO E A ENTREGA, PARA CADA EDUCADOR DA ESCOLA, DE UMA LEMBRANCINHA REFERENTE AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM OS DIZERES: DÊ UMA MÃOZINHA: PRESERVE A NATUREZA.
- EM DIA POSTERIOR, E DANDO CONTINUIDADE À PROPOSTA DA EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO JORNAL, DIVIDIMOS A TURMA EM GRUPOS DE TRÊS ALUNOS E SOLICITAMOS QUE REPRESENTASSEM, UTILIZANDO LÁPIS DE COR, TINTA-COLA, PAPEL SULFITE E COLA, A SUA PRÓPRIA LEITURA DA NOTÍCIA VEICULADA PELA Gazeta do Povo. O RESULTADO DO TRABALHO SEGUE ANEXO.
- ELABORAMOS UM JOGO DE PALAVRAS COM O VOCÁBULO MEIO AMBIENTE (ATIVIDADE REALIZADA INDIVIDUALMENTE).
- CONCLUÍMOS O ESTUDO DA NOTÍCIA COM A CONFECÇÃO DE UM LIVRETO INTITULADO VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA?, QUE RETRATA A NECESSIDADE INADIÁVEL DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. (ANEXO).
- O PRÓXIMO PASSO SERÁ PROMOVER UMA AMOSTRA, NO PÁTIO DA ESCOLA, DOS TRABALHOS REALIZADOS, A FIM DE DESPERTAR NOS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR UM OLHAR MAIS ALONGADO PARA A QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, QUE EMBORA VENHA DIUTURNAMENTE OCUPANDO ESPAÇOS NA MÍDIA, TEM SIDO POSTERGADA, QUANDO NÃO, RELEGADA AO ESQUECIMENTO, POR UMA POPULAÇÃO CUJO OBJETIVO MAIOR CONSISTE NO CONSUMO INDISCRIMINADO E INCONSEQUENTE DE BENS E SERVIÇOS DE TODA ORDEM, NUM DESRESPEITO FLAGRANTE ÀQUELA QUE LHE FORNECE O SUTENTO E A VIDA: A MÃE NATUREZA. (promovemos e foi ótimo).
EM TEMPO: Os membros da comunidade escolar poderão assinar o livreto confeccionado pelos alunos na página que diz: NÓS ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE. E VOCÊ, ESTÁ? (obtivemos tantas assinaturas que a folha não foi suficiente).
Começando a entrega das mãozinhas e alertando os colegas da escola para o desrespeito que estamos cometendo com a natureza.
Fazendo a sua própria leitura da notícia.
Olá!!
ResponderExcluirPasseando pelo mundo dos blogs encontrei o seu, e não é que eu gostei dele?!
Nossa hiper fofo, cheinho de coisa boa! E mais adorei o jeito que vc escreve, continue assim!!!!
Mil bjos!!!!
http://castro-pri.blogspot.com/
Parabéns pela ótima aula, as crianças devem ter participado e aprendido muito pois vc conceguiu relacionar vários conteúdos importantes e ainda utilizou um meio de comunicação mostrando a função da linguagem escrita. Adorei mesmo e parabéns novamente. Ah! O livro ficou o máximo.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente projeto! Como semprer incentivando a criançada. Estou trabalhando notícia com minha turma e sei da importância desto jornal como meio de comunicação!
ResponderExcluirBeijos!
Olá conheci seu blog através do da Ana Paula Alfabetização Consciente, adorei e sou sua seguidora! Se possível me faça uma visita, pois estou começando agora!!!
ResponderExcluirBeijos!
Querida amiga
ResponderExcluirPenso que esta é a
melhor forma de se levar
o conhecimento.
Dar a ele um sentido.
Inovar com a esperança.
Torná-lo belo.
Parabéns.
Viver é sentir os sonhos
com o coração.
Passando para te desejar uma ótima semana!!!!
ResponderExcluirBeijos!!