COMO SEGUIR O BLOG?

1º Você precisa ter uma conta no Google, Twitter ou Yahoo.
2º Clique no ícone SEGUIR que fica acima das fotos dos atuais seguidores.
3º Após clicar em SEGUIR, digite o login com e-mail e senha de sua conta no Google, Twitter ou Yahoo.
4º Em COMO SEGUIR, opte por seguir publicamente ou não.
5º Caso não queira publicar sua imagem insira outra, ou ainda, se preferir, não coloque imagem.
6º Sua conta não será visualizada por ninguém, nem mesmo por mim e será solicitada apenas se você quiser se linkar ao blog. Clique em CONCLUIR.
Espero ter ajudado...será um imenso prazer tê-lo (a) como companheiro (a). ABRAÇÃO!


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROJETO MORADIA





Projeto Moradia:


Eixo de trabalho predominante: Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradias, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções. Perceber a moradia como direito do cidadão.

Áreas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Tema Transversal: Meio Ambiente

Além de abranger  o aspecto arquitetônico, uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moradias deve colocar em discussão o modo de vida das pessoas que as  habitam. Favelas e outras habitações utilizadas por pessoas de classes sociais menos favorecidas devem fazer parte desse trabalho. Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, maiores serão as chances de eles construírem um olhar para/sobre as paisagens.
• Entrevistar moradores das moradias pesquisadas para saber mais sobre seu modo de vida pode ajudar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos. Para isso você deve elaborar questões junto com eles e socializar as descobertas feitas. (sugestões encontradas no universo virtual, levemente modificadas por  mim).

IMPORTANTE

TEXTOS DE APOIO E PLANOS DE AULA PARA O PROFESSOR:
Professor, antes de iniciar o estudo do tema, teste os seus conhecimentos sobre o mesmo e responda: em que medida eles ultrapassam o conhecimento do senso comum? Certamente muitos de nós nos surpreenderemos com a resposta. Antes de promover uma roda de conversa sobre um assunto, o professor tem a obrigação de estudar, de se preparar, a fim de oferecer ao aluno a oportunidade de construir, de ampliar os seus próprios conhecimentos. Ao pesquisar sobre materiais utilizados na construção das moradias, encontrei na internet esse texto. Li, gostei e recomendo. No Cola da Web há um bom volume de infomações sobre moradia. O Educador Brasil Escola aponta várias maneiras de se trabalhar com o tema. . O blog Aprende Minas  sugere 13 atividades excelentes para trabalhar a parlenda A casinha da vovó. Outro endereço muito bom é o Portal Educar Brasil, onde você encontra dois planos de aula  interessantes que exploram a música "A casa" de Vinícius de Morais:
O  site Aprimora Educacional, também fundamentando-se na  canção A CASA, apresenta atividades diferenciadas sobre o tema moradia. No Portal São Francisco você encontrará um material de pesquisa de uma riqueza ímpar.

A História das moradias:


CASA
  
CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS.
MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO?
POR EXEMPLO, TEM GENTE QUE MORA EM EDIFÍCIO.
MAS TEM GENTE QUE MORA EM CASA DE VERDADE.
AÍ, A CASA PODE SER DE UM MONTE DE TIPOS.
PODE SER UMA CASA DE BARRO, DE ALVENARIA...
PODE SER UMA CASA PRÉ-FABRICADA, OU UMA CASA DE PAU A PIQUE.
QUEM SABE ATÉ UMA CASA DE MADEIRA, OU DE PEDRA, OU DE PALHA, TIPO CHOUPANA.
TAMBÉM TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA.
SERÁ POR QUÊ?
E TEM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS BEM PEQUENOS.
EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES.
E A OCA DO ÍNDIO, O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS.
TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES, E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS...
TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA...
TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO.
DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE.
E TAMBÉM EXISTE A CASA DE FINAL DE SEMANA: PODE SER A CASA DE PRAIA, OU A CASA DA MONTANHA, OU O SÍTIO.
TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO.
TEM GENTE QUE LEVA A CASA NAS COSTAS.
TEM GENTE QUE MORA EM BARCO. E AÍ, ELE FICA SENDO A CASA-BARCO.
TEM A CASA DE DENTRO DA GENTE.
TEM A CASA ONDE MORAM AS PALAVRAS E AS HISTÓRIAS.
TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA.
TEM OS COM-CASA E OS SEM-CASA, OS COM-TERRA E OS SEM-TERRA...
TEM GENTE QUE NÃO TEM CASA E MORA NA RUA.
AÍ, A RUA FICA SENDO A SUA CASA.
TUDO ISSO SEM CONTAR AS CASAS DOS BICHOS: DO JOÃO-DE-BARRO, DO CARAMUJO, O CASULO DA BORBOLETA, O BURACO DA MINHOCA, DO TATU E TANTOS OUTROS!
E A SUA CASA COMO É?
   
Ref.: RAMOS, Anna Cláudia; RAMOS, Ana Raquel. Casa. 6.ed. São Paulo: Formato, 2000

Conteúdo retirado de um livro de geografia:





 TIPOS DE MORADIAS:



 Textos sobre moradia:

A TARTARUGA


A SENHORA TARTARUGA
POSSUI CASA E MOBÍLIA.
UMA HERANÇA DE FAMÍLIA
QUE NÃO VENDE NEM ALUGA.

PARA ELA NÃO TEM PREÇO
QUE PAGUE O QUE TANTO GOSTA,
E ATÉ CARREGA NAS COSTAS
PRA NÃO PERDER O ENDEREÇO.

NUNCA TEVE UMA GOTEIRA,
NÃO PRECISA DE PINTURA.
SEM NENHUMA RACHADURA,
DURA MAIS QUE A VIDA INTEIRA.

DESSA FORMA, A TARTARUGA
AOS PEDIDOS NÃO ATENDE:
SUA CASA, ELA NÃO VENDE,
NÃO EMPRESTA E NÃO ALUGA.

Medeiros, Maria Augusto de. O QUINTAL DE SÃO FRANCISCO:

        Poesias para as crianças. Coleção Estrela. São Paulo : Paulinas, 2004.
 

O CARACOL VIAJANTE

SÔNIA JUNQUEIRA

RODOLFO É UM CARACOOL.
ELE ADORA VIAJAR.
RODOLFO ANDA DEVAGAR.
ELE NÃO TEM PRESSA DE CHEGAR.
RODOLFO LEVA A CASA NAS COSTAS.
A BARRIGA VAI NO CHÃO.
A CABEÇA VAI  NO AR.
RODOLFO VIVE MUITO SATISFEITO.
ELE SEMPRE TEM ONDE MORAR.
PASSA AREIA, PASSA TERRA.
RODOLFO ANDA SEM PARAR.
RODOLFO SOBE MORRO.
RODOLFO DESCE SERRA.
ELE NÃO VÊ O TEMPO PASSAR.
VEM A CHUVA.
VEM A ENCHENTE.
RODOLFO RESOLVE ESPERAR.
PASSA FOLHA, PASSA PEDRA.
PASSA GALHO SEM  PARAR.
E O CARACOL RODOLFO
ESPERA TUDO ACABAR.
ELE VÊ MUITA COISA.
A PAISAGEM
É SEMPRE BOA DE OLHAR.
RODOLFO FICA AMIGO
DOS BICHINHOS.
ELE GOSTA DE CONVERSAR.
VAGA-LUME, SAPO, MOSCA
É GENTE BOA DE BRINCAR.
E RODOLFO VAI ANDANDO.
VAI ANDANDO ATÉ CANSAR.
E QUANDO ISSO ACONTECE
RODOLFO NÃO SE ABORRECE,
JÁ É HORA DE PARAR.
RODOLFO LIMPA UM TERRENO,
CALADINHO.
PÕE A CASA EM UM CANTINHO.
QUALQUER LUGAR É O SEU  LAR!

CASINHAS DE BICHOS
VEJAM SÓ COMO OS BICHOS/ VÃO ENSINANDO A GENTE:
PRA TER CASA BONITA,/ BASTA QUE SE INVENTE!

CADA UM DÁ UM JEITINHO/ DE TER SUA MORADA.
CADA UM TEM UMA IDEIA/ MAIS OU MENOS BOLADA.

REPARE SÓ COMO FAZ/ O ESPERTO PASSARINHO,
QUE CATA PALHA POR PALHA/ PARA FAZER O SEU NINHO.

A ARANHA NÃO SE ACANHA./COM SEU NOVELO DE LINHA,
TRANÇA ONDE QUER SUA TEIA,/ ESCOLHE QUEM QUER POR VIZINHA.

O MACACO, MALANDRINHO,/ NÃO QUER SABER DE TRABALHO.
ESCOLHE UMA BOA ÁRVORE/ E LOGO SE AJEITA NUM GALHO.

O GRILO MORA NA FOLHA/ E EU PENSO CÁ COMIGO:
DEVE SER O ÚNICO BICHO/ QUE COME O PRÓPRIO ABRIGO.

LEVANDO MASSA NO BICO,/TRABALHANDO O DIA INTEIRO,
JOÃO-DE-BARRO FAZ CASA/ COMO SE FOSSE PEDREIRO.

O CARACOL TEVE SORTE./ NÃO GASTOU TEMPO E DINHEIRO.
NASCEU COM A CASA NAS COSTAS/ E MORA NO MUNDO INTEIRO.

O CASTOR É ENGENHEIRO./ FAZ BARRAGEM, FAZ REPRESA.
SUA CASA TEM PISCINA./ NÃO É MESMO UMA BELEZA?

CASA É TAMBÉM PROTEÇÃO./ O TATU, QUE NÃO É BOBOCA,
SE VÊ INIMIGO POR PERTO,/ JÁ VAI CORRENDO PRA TOCA.

PRA FAZER A SUA CASA,/ A FORMIGA CAVA FUNDO.
FAZ TÚNEL PRA TODO LADO,/ PRA QUE MORE TODO MUNDO.

A CASA DO MARIMBONDO/ FICA NO ALTO, PENDURADA.
SE ALGUÉM CHEGAR BEM PERTO,/ CUIDADO, LÁ VEM FERROADA!

O SAPO CAVA UM BURACO/ E UMA CANTORIA ENTOA:
VAI CHAMANDO A NAMORADA/ PRA MORAR NA SUA LAGOA!

E ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA,/ MORAR BEM É UM DESEJO:
O PEIXE DISPUTA A TOCA/ COM O POLVO E O CARANGUEJO.

HÁ CASAS DE TODO TIPO./ HÁ CASAS DE TODO JEITO.
PRA QUEM TEM O SEU CANTINHO/ NÃO HÁ LUGAR MAIS PERFEITO.

MAS A CASA DA ABELHA/ NINGUÉM CONSEGUE IGUALAR.
COM TANTO MEL E DOÇURA,/ É UM LAR, DOCE LAR!
Hardy Guedes Alcoforado Filho
Ilustrações de Mariângela Haddad
São Paulo: Scipione, 1997. 


CÔMODOS DA MORADIA:

ATIVIDADES:  
Essa atividade foi elaborada pela professora Janaína Spolidorio

















 

LITERATURA “A CASA FEIA” DE MARY FRANÇA

1- Leitura e interpretação do texto.
2- Qual é o título do texto? Por que você acha que a autora colocou este título?
3- Qual foi o material utilizado pelo gato para fazer sua casa?
4- Por que a casa do jeito que o gato fez, não ficou completa para os outros animais?
5- Para o rato o que faltava na casa?
6- Por que o telhado é importante numa casa?
7- O que faltava para o pato?
8- Qual é a importância de uma varanda?
9- E para o bode o que faltava na casa do gato?
 10- Para que serve a pintura de uma casa?
11-  O que o próprio gato achou que ainda estava faltando?
12- Um jardim é essencial numa casa?
13- O que o gato fez para comemorar a beleza de sua casa, ou seja, para inaugura-la?
14- O gato aceitou a opinião dos outros animais? Por que você acha que isso aconteceu?
15- Agora escreva um texto sobre a sua casa: como ela é, ou como gostaria que ela fosse:

LIVRO: A CASA DOS BICHOS


 HIGIENE E LIMPEZA DA MORADIA:


A LIMPEZA DE TERESA

          SINHÁ TERESA TEM MANIA DE LIMPEZA: ESFREGA QUE ESFREGA O CHÃO, COM MUITA ÁGUA E SABÃO!
          DEPOIS DÁ BANHO EM PANELAS, LAVA O SAL E LAVA O AÇÚCAR... FICA TUDO DESMANCHANDO!
          QUE CALDO MAIS ENTORNADO!
          _ PRECISO LAVAR A MESA! _ SUSPIRA SINHÁ TERESA. E VIRA A POBRE DA MESA DE PERNAS PRO AR. A MESA GRITA AFLITA:
          _ SINHÁ TERESA, UI, AI, CHEGA DE TANTA LIMPEZA!
          O GATO QUE VAI PASSANDO, TAMBÉM ENTRA NA FAXINA: LÁ VAI O GATO PRA TINA! O GATO, AGONIADO, RESPINGA PRA TODO LADO, MOLHANDO TODA A COZINHA.
          SINHÁ TERESA, DE QUATRO, ESFREGA O LADRILHO E O GATO, ATÉ O GATO TER BRILHO!
          NO JARDIM, QUE TRABALHEIRA!
          _ VOU LAVAR ESTA ROSEIRA! _ GRITA SINHÁ TERESA.
          A ROSEIRA, ZANGADA, ESPETA TODO O SABÃO.
          E O SABÃO, COITADINHO, GEME BAIXINHO:
          _ PARECO UM PORCO ESPINHO!
          MAS A VELHA, COM FIRMEZA, CONTINUA A LIMPEZA: ESFREGA UMA BANANEIRA, LAVA UM CACHO DE BANANAS, ESFREGANDO MUITA FRUTA. A VELHA É LELÉ DA CUCA!

(SYLVIA ORTHOF. A LIMPEZA DE TERESA. 4ª EDIÇÃO, EDITORA ÁTICA,1988)

LITERATURA: 
Hardy Guedes Alcoforado Filho

No meu álbum do Picasa você encontra o  livro completo.
Veja algumas atividades referentes a essa literatura na postagem desse blog intitulada: Moradia - Quero casa com janela
Consulte  esse Álbum do Picasa

Liana Leão O livro das casas (São Paulo: Cortez, 2004).
A casa feia (Mary França e Heliardo França)
A CASA DO COELHO (LÚCIA REIS)
Encontre o livro nesse álbum do picasa
Quanta casa! Rosa Amanda Strausz


Lar, doce lar! da escritora Hulda Cyrelli de Souza
MÚSICAS:

Casinha Torta

Quem mora na casa torta, quem mora?
Quem mora na casa torta, quem mora?
Um gato que usa sapato e tem retrato no quarto..
Uma florzinha pequenininha de sainha curtinha...
Um elefante com rabinho de barbante..
Um papel de óculos e chapéu..
Um botão que toca violão...essa não!!!
Um pente com dor de dente, um pente com dor de dente!
Quem mora na casa quem??
Invente depressa alguém faça janela e porta na minha casinha torta. 
(Autor Maria Mazzetti) CLIQUE AQUI PARA VER E OUVIR NO YOU TUBE
UMA CASA 

Era uma casa bem fechada (bis)
Abra a janelinha e deixa o sol entrar (bis)
Perto da casa tem uma árvore (bis)
E os passarinhos pousam nela assim (bis)
Perto da árvore tem uma ponte (bis)
E debaixo dela corre o rio assim (bis)
Perto da ponte está trovejando (bis)
Fecha a janelinha que já vai chover (bis)
Chuá, chuá 



Para ouvir a música acima acesse Contos Infantil 2-era...

A Casa do Zé 
Bia Bedran

Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que bater palmas também
Mas você tem que bater palmas também
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá um pulinho também
Mas você tem que dá um pulinho também
Dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá uma rodada também
Mas você tem que dá uma rodada também
Dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá uma rebolada também
Mas você tem que dá uma rebolada também
Dá uma rebolada... dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que abraçar o colega também
Mas você tem que abraçar o colega também
Abraçar o colega... dá uma rebolada... dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar


Oh! Seu Zé, primeiro vou me organizar.
 
A casa amarela

Papai pintou
A casa de amarelo
A frente toda
Parece um castelo
Lá no jardim
Anão e cogumelo
Mamãe achou legal
E até discreto
Ah, foi um sonho
Hum, que sonhei
Ah, foi um sonho
Me tratavam
Como um rei
Lá do meu quarto
Dá pra ver
Os girassóis
Lá da varanda
Grandes portas
De cristais
Mamãe vestida
De rainha
E de condão
Papai valente
Enfrentando
O dragão

A PORTA
VINÍCIUS DE MORAIS

SOU FEITA DE MADEIRA
MADEIRA, MATÉRIA MORTA
NÃO HÁ NADA NO MUNDO
MAIS VIVA QUE UMA PORTA.

EU ABRO DEVAGARINHO
PRA PASSAR O MENININHO
EU ABRO COM CUIDADO
PRA PASSAR O NAMORADO.

EU ABRO BEM PRAZENTEIRA
PRA PASSAR A COZINHEIRA
EU ABRO DE SUPETÃO
PRA PASSAR O CAPITÃO.

EU FECHO A PORTA DA CASA
FECHO A FRENTE DO QUARTEL
FECHO TUDO NO MUNDO
SÓ VIVO ABERTA NO CÉU (BIS).

ADVINHA: 
O que é, o que é?

  QUE ENCHE DE NOITE E ESVAZIA DE DIA?
 
JOGOS:

  1. - Construindo uma casa na árvore
  2. - Ajude a organizar a Casa da Fernanda
  3. - A casa de Rui Barbosa (caça-palavras)
  4. -Decorando a casa da Barbie
  5.  -Crie uma casa

VÍDEOS:










CONSTRUINDO UMA CASINHA DE PAPEL:



MAQUETE DE CAIXA DE LEITE:



MAQUETE COM CAIXAS DE PAPEL E PAPELÃO:
Veja como fazer no site CIDADE EL SHADAI


DOBRADURA: 





CASINHA EM 3D:




RECORTE E COLAGEM:

TANGRAN:
TIRINHA:

PRODUÇÃO DE TEXTO:


IMAGENS: TIPOS DE MORADIAS














CÔMODOS, MÓVEIS E OBJETOS DA MORADIA:











13 comentários:

  1. Querida amiga

    Projetos assim,
    fazem o coração de quem
    educa,
    viajar nas asas da esperança.

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  2. Que super projeto!! Muito bem pesquisado e elaborado, parabéns! Um grande candidato a plágio!! hehe
    Entendo o que vc quer dizer com atividades antigas, também tenho muitas, mas para não dar problema coloque uma mensagem ao fim do post, solicitando que o dono se manifeste. Agora entrar em um blog, copiar todo o post, colar no seu e não dizer a fonte é má fé. Caso vc lembre onde viu coisa minha, me avise. Sou calma, mas nessas horas viro bicho!! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ola Iolanda!
    Como anda sua inspiração para receber a nova estação e deixar a casa mais divertida?
    Muito projetos para primavera?
    Uma ótima semana!
    bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  4. Q trabalhao hein... parabens por fornecer uma rica fonte para nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  5. oi Iolanda,
    Que trabalho você teve para organizar este rico acervo. São ideias e sugestões muito criativas. Seu blog é muito interessante.
    Um ótimo final de semana
    Beijos no coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog.. parabens pelo excelente trabalho!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei tudo por aqui. Gosto muito de trabalhar com projetos e aqui encontrei material para enriquecê-los... parabéns e obrigada por compartilhar...
    Abraço!

    http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    Sugiro que retire as letras para confirmar comentário, pois facilitaria sem elas...

    ResponderExcluir
  8. Amei seu blog. Um acervo incrível e muito bem organizado.

    Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá sou pofessora e adorei as sugestões de trabalhar o tema Casa, vou utilizar algumas para o meu projeto Identidade do ano que vem. Aproveito para convidá-los a conhecerem nosso projeto com Cd infantil "Essa é pra tocar na escola" entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br
    Ana Lucia Lemes

    ResponderExcluir
  10. gostei do seu site.
    mas preciso de atividades de literatura para fundamental ll

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida um projeto maravilhoso! Vou aproveitar para as minhas aulas também!! Muitíssimo obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o Projeto Moradia. Parabéns.
    Marli
    Campinas/SP

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!