sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MEIO AMBIENTE - O JORNAL NA ESCOLA


ESCOLA ................................

PROJETO “LER E PENSAR” - GAZETA DO POVO


PROFESSORA: IOLANDA ..........................
TURMA: 2º ANO A
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTE E INFORMÁTICA.
DURAÇÃO: 3 AULAS DE 4 HORAS CADA UMA – TOTAL: 12 H/A

OBJETIVOS PROPOSTOS:

1.      APRESENTAR O JORNAL GAZETA DO POVO, EDIÇÃO DO DIA 06/06/2011,  PARA OS ALUNOS, DESTACANDO A SUA ESTRUTURA E OS ELEMENTOS QUE O COMPÕEM;

2.      PESQUISAR NO JORNAL UMA NOTÍCIA REFERENTE AO MEIO AMBIENTE, RECORTÁ-LA E EFETUAR UM ESTUDO SISTEMATIZADO SOBRE O TEMA.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

APÓS A APRESENTAÇÃO E O ESTUDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE CIÊNCIAS, CUJO TEMA ESTÁ CENTRADO NO MEIO AMBIENTE E NAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, DEMOS SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES DA SEGUINTE FORMA:

1.      PROMOVEMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O MEIO AMBIENTE ABORDANDO E RELEMBRANDO OS ASPECTOS ADIANTE:
A) QUE ELEMENTOS O COMPÕEM?
B) O  QUE SÃO ELEMENTOS NATURAIS E CULTURAIS?
C) O QUE SÃO SERES VIVOS? E  NÃO-VIVOS?
D) POR QUE RAZÕES DEVEMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?
E) COMO PODEMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

  1. EM SEGUIDA, DIRIGIMO-NOS AO  A.E.I. (AMBIENTE DE EDUCAÇÃO INFORMATIZADA) ONDE ASSISTIMOS AOS VÍDEOS:
A) A VIDA NUM COPO D’ÁGUA;
B) ECONOMIZAR ÁGUA (MÚSICA COM O GRUPO DA MÔNICA);
      C)  CARTA DO FUTURO.

OBS.: Todos os vídeos estão relacionados  ao  uso  racional  da água e foram devidamente discutidos em sala de aula.

  1. LOGO APÓS, APRESENTAMOS O JORNAL A GAZETA DO POVO, FAZENDO REFERÊNCIA ÀS PARTES QUE O CONSTITUEM, PROMOVENDO O SEU MANUSEIO E DIRECIONANDO A NOSSA ATENÇÃO  PARA A NOTÍCIA CONSTANTE NO CADERNO VIDA E CIDADANIA (PÁG. 7), INTITULADA:


LIXO, ENTULHO E ATÉ SOFÁ NO RIO IGUAÇU

4.      FIZEMOS A LEITURA DA NOTÍCIA SELECIONADA, DESTACAMOS E ESCLARECEMOS O SIGNIFICADO DOS VOCÁBULOS DESCONHECIDOS E, NA SEQUÊNCIA,  DISCUTIMOS  E INTERPRETAMOS  O SEU CONTEÚDO, RESSALTANDO AS SEGUINTES QUESTÕES:
·         DE QUE FATO TRATA A NOTÍCIA?
·         ONDE, QUANDO E COMO OCORREU?
·         QUEM ESTAVA NO LOCAL DA OCORRÊNCIA?
·         QUE MEDIDAS FORAM TOMADAS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA?
·         QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?
·         QUE TIPO DE AÇÕES  PODEMOS NÓS MESMOS PROMOVER EM NOSSA VIDA DIÁRIA PARA EVITAR A OCORRÊNCIA DE PROBLEMA SEMELHANTE?

OBS.: Aproveitamos o ensejo para fazer a comparação simples, de fácil entendimento  e bem ao gosto da crianças, qual seja, a de que as 50 toneladas de lixo coletas no Rio Iguaçu correspondem ao  peso de, em média,  7 elefantes adultos.

5. ENCERRAMOS AS ATIVIDADES DO DIA COM A CONFECÇÃO E A ENTREGA, PARA CADA EDUCADOR DA ESCOLA, DE UMA LEMBRANCINHA REFERENTE AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM OS DIZERES: DÊ UMA MÃOZINHA: PRESERVE A NATUREZA.

  1. EM DIA POSTERIOR, E DANDO CONTINUIDADE À PROPOSTA DA EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO JORNAL, DIVIDIMOS A TURMA EM GRUPOS DE TRÊS ALUNOS E SOLICITAMOS QUE REPRESENTASSEM, UTILIZANDO LÁPIS DE COR, TINTA-COLA, PAPEL SULFITE E COLA, A SUA  PRÓPRIA LEITURA DA NOTÍCIA VEICULADA PELA Gazeta do Povo. O RESULTADO DO TRABALHO SEGUE ANEXO.

  1. ELABORAMOS UM JOGO DE PALAVRAS COM O VOCÁBULO MEIO AMBIENTE (ATIVIDADE REALIZADA INDIVIDUALMENTE).


  1. CONCLUÍMOS O ESTUDO DA NOTÍCIA COM A CONFECÇÃO DE UM LIVRETO INTITULADO VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA?, QUE RETRATA A NECESSIDADE  INADIÁVEL DE  PRESERVAR O MEIO  AMBIENTE. (ANEXO).

  1. O PRÓXIMO PASSO SERÁ PROMOVER UMA AMOSTRA, NO  PÁTIO DA ESCOLA,  DOS TRABALHOS REALIZADOS, A FIM DE DESPERTAR NOS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR UM OLHAR MAIS ALONGADO PARA A QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, QUE EMBORA VENHA DIUTURNAMENTE OCUPANDO  ESPAÇOS NA MÍDIA, TEM SIDO POSTERGADA, QUANDO NÃO, RELEGADA AO ESQUECIMENTO, POR UMA POPULAÇÃO  CUJO OBJETIVO MAIOR CONSISTE NO CONSUMO INDISCRIMINADO E INCONSEQUENTE DE BENS E SERVIÇOS DE TODA ORDEM, NUM DESRESPEITO FLAGRANTE ÀQUELA QUE LHE FORNECE O SUTENTO E A VIDA: A MÃE NATUREZA. (promovemos e foi ótimo).

EM TEMPO: Os membros da comunidade escolar poderão assinar o livreto confeccionado pelos alunos na página que diz: NÓS ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE. E VOCÊ, ESTÁ? (obtivemos tantas assinaturas que a folha não foi suficiente).


Começando a entrega das mãozinhas e alertando os colegas da escola para o desrespeito que estamos cometendo com a natureza.
Fazendo a sua própria leitura da notícia.

Confeccionando o livreto.

OBS.:  Posto o livro pronto depois.

6 comentários:

  1. Olá!!
    Passeando pelo mundo dos blogs encontrei o seu, e não é que eu gostei dele?!
    Nossa hiper fofo, cheinho de coisa boa! E mais adorei o jeito que vc escreve, continue assim!!!!

    Mil bjos!!!!
    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ótima aula, as crianças devem ter participado e aprendido muito pois vc conceguiu relacionar vários conteúdos importantes e ainda utilizou um meio de comunicação mostrando a função da linguagem escrita. Adorei mesmo e parabéns novamente. Ah! O livro ficou o máximo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente projeto! Como semprer incentivando a criançada. Estou trabalhando notícia com minha turma e sei da importância desto jornal como meio de comunicação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá conheci seu blog através do da Ana Paula Alfabetização Consciente, adorei e sou sua seguidora! Se possível me faça uma visita, pois estou começando agora!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    Penso que esta é a
    melhor forma de se levar
    o conhecimento.
    Dar a ele um sentido.
    Inovar com a esperança.
    Torná-lo belo.

    Parabéns.

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  6. Passando para te desejar uma ótima semana!!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!