quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - O ESPAÇO OCUPADO PELAS FAMÍLIAS

ALGUMAS DAS ATIVIDADES QUE PODEMOS DESENVOLVER COM BASE NA IMAGEM DO PRÉDIO DE APARTAMENTOS:

1. QUE NOME SE DÁ A ESSE TIPO DE ESPAÇO?
2. QUANTOS APARTAMENTOS HÁ EM CADA ANDAR?
3. COLOQUE EM ORDEM  O NÚMERO DE PARTAMENTOS DO EDIFÍCIO:
EM ORDEM CRESCENTE:
EM ORDEM DECRESCENTE:
4. QUAIS NÚMEROS DE APARTAMENTOS SÃO ÍMPARES?
5. QUANTAS PESSOAS MORAM EM CADA ANDAR?
6. EM QUE ANDAR MORAM MENOS PESSOAS?
7. QUE ANIMAIS ESTÃO DIANTE DO EDIFÍCO DE APARTAMENTOS?
8. QUAL É O NÚMERO DE  PESSOAS DA FAMÍLIA M AIS NUMEROSA?
9. QUANTAS PESSOAS MORAM NO PRÉDIO?
obs.: trabalhar sequência, escrita de alguns números por extenso, sucessor, antecessor, dezenas completas e unidades (demonstrar no material dourado ou  no cartaz lugar valor).

PROBLEMINHAS
1. NO PRIMEIRO ANDAR DO PRÉDIO MORAM 10 PESSOAS E NO SEGUNDO MORAM 9. QUANTAS PESSOAS MORAM NOS DOIS ANDARES?

2. EM CADA ANDAR DO PRÉDIO ONDE MORA A MARIELA MORAM 3 FAMÍLIAS. SÃO 4 ANDARES NO EDIFÍCIO. QUANTAS FAMÍLIAS SÃO AO TODO?

3. SE AS SEIS PESSOAS DA FAMÍLIA MAIS NUMEROSA SE MUDASSEM DO PRÉDIO, QUANTAS PESSOAS CONTINUARIAM MORANDO NO 2º ANDAR?




    EM CADA ANDAR DO EDIFÍCO DE APARTAMENTOS MORA UM DETERMINADO NÚMERO DE PESSOAS.

ANDAR
PESSOAS
QUANTIDADE
10
2º E 4º
DESENHAR
9

11

OBSERVANDO A TABELA RESPONDA: EM QUAL DOS ANDARES MORA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS?

A)   1º                   B) 2º                      C) 3º                             D) 4º


PRESTE ATENÇÃO E RESPONDA: QUAL DOS TRÊS EDIFÍCIOS É MAIS BAIXO?

                           
           

A)    O DO CENTRO
B)    O DA DIREITA
C)    O DA ESQUERDA         



O EDIFÍCIO ABAIXO TEM 10 APARTAMENTOS. EM CADA UM DELES MORA UM CASAL DE VELHINHOS. QUANTAS PESSOAS MORAM NESSE EDIFÍCIO?

                                  

A) 15                                    B) 20                          C) 10

















Elaborei essas atividades para os meus alunos. Já fizemos a primeira e foi tudo muito proveitoso. Vamos ver amanhã como é que fica com as duas últimas. Conto depois, tá? Há mil possibilidades a serem exploradas ainda. Tentem. Vamos lá!
P.S.: Pronto! Já fizemos as duas últimas atividades. Correu tudo muito bem. Alguns alunos não atinaram com a ideia de dividir o quadrado ao meio para obter o telhado do prédio (triângulo) e colaram o quadrado sobre os retângulos. Outros, recortaram o quadrado do modo como puderam para formar um triângulo. Assim que puder, postarei o resultado do trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!