Para entender a linguagem dos Quadrinhos
Introdução:
Nos quadrinhos, há uma interação muito forte entre as linguagens verbal e não-verbal. Imagens e palavras se sobrepõem para, juntas, darem sentido ao texto. Falar em leitura de quadrinhos, portanto, é conferir um sentido mais amplo a esse termo, que inclui elementos como a forma e o tamanho das letras, a expressão dos personagens e o contorno dos balões. Todos eles são informações importantes para ler e compreender a fala do personagem. Se as palavras estão dentro de uma nuvem, por exemplo, o leitor sabe que se trata de um pensamento. Se foram escritas com letras maiúsculas, significa que estão sendo gritadas.
Objetivos:
Neste exercício, os alunos devem adaptar episódios narrados em um conto para quadrinhos, e vice-versa. Ao final da aula, eles devem perceber a função das imagens e as representações gráficas na significação do texto e, com isso, entender melhor a linguagem dos quadrinhos.
Atividade:
•Escolha um conto e peça que a turma adapte a história para os quadrinhos. Perceba que muitas das informações tornam-se desnecessárias, pois já estão dadas pelas imagens e pelos recursos gráficos.
•Depois, experimente fazer o inverso: transforme quadrinhos em contos. Sem o apoio das imagens, os alunos serão obrigados a construir verbalmente o cenário e a descrever a forma como as frases são ditas.
OBS.: As sugestões acima descritas encontram-se no livro didático Palavra chama palavra (Editora do Brasil), de autoria de Roberto Magalhães e Clodoaldo M. Cardoso
Nos quadrinhos, há uma interação muito forte entre as linguagens verbal e não-verbal. Imagens e palavras se sobrepõem para, juntas, darem sentido ao texto. Falar em leitura de quadrinhos, portanto, é conferir um sentido mais amplo a esse termo, que inclui elementos como a forma e o tamanho das letras, a expressão dos personagens e o contorno dos balões. Todos eles são informações importantes para ler e compreender a fala do personagem. Se as palavras estão dentro de uma nuvem, por exemplo, o leitor sabe que se trata de um pensamento. Se foram escritas com letras maiúsculas, significa que estão sendo gritadas.
Objetivos:
Neste exercício, os alunos devem adaptar episódios narrados em um conto para quadrinhos, e vice-versa. Ao final da aula, eles devem perceber a função das imagens e as representações gráficas na significação do texto e, com isso, entender melhor a linguagem dos quadrinhos.
Atividade:
•Escolha um conto e peça que a turma adapte a história para os quadrinhos. Perceba que muitas das informações tornam-se desnecessárias, pois já estão dadas pelas imagens e pelos recursos gráficos.
•Depois, experimente fazer o inverso: transforme quadrinhos em contos. Sem o apoio das imagens, os alunos serão obrigados a construir verbalmente o cenário e a descrever a forma como as frases são ditas.
OBS.: As sugestões acima descritas encontram-se no livro didático Palavra chama palavra (Editora do Brasil), de autoria de Roberto Magalhães e Clodoaldo M. Cardoso
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!