segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ALFABETIZAÇÃO - JOGOS

JOGO DAS SÍLABAS

Componentes:

- cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras;

- recortes de papel com as sílabas dos nomes de cada figura;

- caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.

Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando as sílabas.

Número de participantes: Toda a turma dividida em grupos.

Regras:

  • Distribuir as cartelas entre os grupos.
  • Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e retirar uma sílaba.
  • De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma das palavra das cartelas.
  • Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
  • Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: “Nós temos o pedacinho “ta” e precisamos do pedacinho “lha”, algum grupo quer trocar conosco o “ta”"pelo “lha?

Este jogo, que propicia ao aluno silábico-alfabético formular novas hipóteses de escrita e avançar para o nível alfabético, é bastante apreciado pelas crianças.

CARACOL DO ALFABETO

Como proceder:

- Desenhar, no chão, um caracol bem grande com todas as letras do alfabeto.

- Confeccionar um dado grande com caixa de papelão.

Finalidade: Chegar primeiro no final do caracol.

Número de participantes: todos os alunos.

Regras:

  • Formar uma fila na entrada do caracol.
  • O primeiro da fila lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número sorteado no dado.
  • A professora faz perguntas para toda turma: Que letra é essa? Tem algum aluno na turma cujo nome começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?
  • Repetir o procedimento com todos.
  • Vence o jogo quem chegar primeiro no final do caracol.

Variação: Cada aluno procura a casinha com a primeira letra do seu nome e se coloca dentro dela. Fazer perguntas do tipo: Em qual casinha do caracol está o Mateus? Qual casinha vem antes da casinha da Giovanna? Por quais casinhas a Maria Helena precisa passar para chegar na casinha da Sílvia?


ATRAVESSANDO O RIO

Material: desenhar no chão a paisagem de um rio. Confeccionar fichas, em forma de pedras, com os nomes dos alunos.

Finalidade: atravessar o rio lendo todos os nomes.

Número de participantes: toda turma dividida em dois grupos.

Regras:

  • Convidar um aluno de cada grupo para atravessar o rio sem cair.
  • Os alunos deverão atravessar o rio lendo os nomes que estão escritos nas pedras.
  • Os outros componentes do grupo poderão ajudar quando houver dificuldade.
  • Aquele que errar, cai no rio e se afoga, perdendo ponto para o seu grupo.
  • O aluno que pular todas as pedras, sem cair, ganha ponto para o seu grupo.

Variação: A professora dita os nomes e os alunos escrevem nas pedras.

OBS.: Estes jogos fazem parte de um arquivo de jogos que montei há muito tempo. Achei-os vasculhando a internet. Infelizmente, nao tomei a precaução de anotar o endereço de quem os divulgou em primeira mão. Lamento.


2 comentários:

  1. Adorei seu blog!!!! pois sou uma educadora e nele encontro muita ajuda valeuuu !!!

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  2. Voçê e mutio criativa e esta contribuindo muito com sias ideias!!Conhecimento só e conhecimento quando é compartilhado!!!

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