Componentes:
- cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras;
- recortes de papel com as sílabas dos nomes de cada figura;
- caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.
Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando as sílabas.
Número de participantes: Toda a turma dividida em grupos.
Regras:
- Distribuir as cartelas entre os grupos.
- Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e retirar uma sílaba.
- De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma das palavra das cartelas.
- Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
- Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: “Nós temos o pedacinho “ta” e precisamos do pedacinho “lha”, algum grupo quer trocar conosco o “ta”"pelo “lha?
Este jogo, que propicia ao aluno silábico-alfabético formular novas hipóteses de escrita e avançar para o nível alfabético, é bastante apreciado pelas crianças.
CARACOL DO ALFABETO
Como proceder:
- Desenhar, no chão, um caracol bem grande com todas as letras do alfabeto.
- Confeccionar um dado grande com caixa de papelão.
Finalidade: Chegar primeiro no final do caracol.
Número de participantes: todos os alunos.
Regras:
- Formar uma fila na entrada do caracol.
- O primeiro da fila lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número sorteado no dado.
- A professora faz perguntas para toda turma: Que letra é essa? Tem algum aluno na turma cujo nome começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?
- Repetir o procedimento com todos.
- Vence o jogo quem chegar primeiro no final do caracol.
Variação: Cada aluno procura a casinha com a primeira letra do seu nome e se coloca dentro dela. Fazer perguntas do tipo: Em qual casinha do caracol está o Mateus? Qual casinha vem antes da casinha da Giovanna? Por quais casinhas a Maria Helena precisa passar para chegar na casinha da Sílvia?
ATRAVESSANDO O RIO
Material: desenhar no chão a paisagem de um rio. Confeccionar fichas, em forma de pedras, com os nomes dos alunos.
Finalidade: atravessar o rio lendo todos os nomes.
Número de participantes: toda turma dividida em dois grupos.
Regras:
- Convidar um aluno de cada grupo para atravessar o rio sem cair.
- Os alunos deverão atravessar o rio lendo os nomes que estão escritos nas pedras.
- Os outros componentes do grupo poderão ajudar quando houver dificuldade.
- Aquele que errar, cai no rio e se afoga, perdendo ponto para o seu grupo.
- O aluno que pular todas as pedras, sem cair, ganha ponto para o seu grupo.
Variação: A professora dita os nomes e os alunos escrevem nas pedras.
OBS.: Estes jogos fazem parte de um arquivo de jogos que montei há muito tempo. Achei-os vasculhando a internet. Infelizmente, nao tomei a precaução de anotar o endereço de quem os divulgou em primeira mão. Lamento.
Adorei seu blog!!!! pois sou uma educadora e nele encontro muita ajuda valeuuu !!!
ResponderExcluirVoçê e mutio criativa e esta contribuindo muito com sias ideias!!Conhecimento só e conhecimento quando é compartilhado!!!
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