sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR - BLOGAGEM COLETIVA


Peço desculpas a todos: por conta das vicissitudes do trabalho, não tive oportunidade de escrever, em tempo, algo sobre a nobre profissão de professor. A correria de ontem, entretanto, não me impediu de refletir, e muito, sobre a situação dos educadores de todos os cantos e recantos do Brasil. Nossa jornada diária ultrapassa a carga horária estabelecida em nossos contratos de trabalho: é preciso planejar, elaborar atividades, corrigir provas, além de inúmeras outras tarefas. Por outro lado, é necessário criar laços com os alunos, atentar para as suas dificuldades de toda ordem (material, pessoal, familiar...), compreender o modo como ele processa os conhecimentos, fazer um esforço no sentido de não lhe colocar rótulos, dominar o nosso impulso de querer solucionar os problemas insolúveis, ser psicológo, enfermeiro, padre, consultor sentimental, cozinheiro, costureiro... ( nem ouse pensar que a lista se restringe a isto). Enfim, é preciso apresentar habilidades de super-homem ou entaõ, ser o "dono da tal cartola mágica" , coisa pouca (não lhes parece? ) que lhe possibilite estar em todos os lugares simultaneamente (professor tem que ter olho de lince e câmara de teletransporte), ter ciência de tudo que ocorre (com o aluno, com o pais do aluno, com a equipe pedagógica, com os funcionários da escola...). Embora não seja capaz de se apoderar das qualidades divinas, o professor tem que ser onisciente, onipotente e onipresente.Pensa que acabou? Agora é que vem o melhor!
Se não tiver paixão, se não tiver amor pelo que faz, não há habilidade, perícia, experiência, ou qualquer outro atributo ou virtude que sustente a sua ação. O resultado disso são professores desiludidos e alunos mal-educados.
Assim sendo, meus queridos colegas de profissão, tratemos de afagar nossos amores e paixões, a fim de colocar o nosso aluno não apenas na trilha do conhecimento, mas no caminho da conquista de si mesmo e dos valores que vale a pena cultivar.

3 comentários:

  1. Você descreveu com todas as letras a missão da nossa profissão. Parabéns para todos nós! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ioio,

    Realmente, diante de tantos obstáculos em nossa profissão, nosso combustível é a paixão por ensinar.

    Obrigado por participar desta blogagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ioio,

    Belíssima homenagem, parabéns a todos nós professores.

    Gostei muito do seu blog, depois volto com mais calma.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!