quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CAMPANHA CONTRA A GAGUEIRA NO CESUMAR - MARINGÁ-PARANÁ



O Dia 22 de outubro é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Com o objetivo de esclarecer a população acerca dessa desordem de fala e linguagem e dar orientações sobre as condutas adequadas para esta patologia, o curso de Fonoaudiologia do Cesumar irá prestar neste dia atendimento gratuito às pessoas que se interessam pelo assunto.

Com o slogan "Gagueira não tem graça, tem tratamento", a campanha deste ano é voltada para as escolas e visa atingir professores, gestores, pais e alunos de forma que o assunto se torne mais claro e o problema possa ser tratado adequadamente quando percebido em uma pessoa.

A gagueira é considerada como distúrbio ou transtorno de fluência da fala. O cérebro da pessoa acometida pelo problema tem dificuldade para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar para o próximo. Desta forma, a pessoa consegue iniciar a palavra, mas fica "presa" em algum som ou sílaba (geralmente o rimeiro) até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para dar prosseguimento com o restante da palavra.

De acordo com Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), 1% da população brasileira sofre de gagueira crônica, aquela que é constante, e 5% passam por gagueira periódica, mas em ambos os casos a patologia pode ser tratada.

A gagueira é involuntária, ou seja, a pessoa que gagueja não tem controle sobre a sua fala e não consegue evitar a ocorrência da gagueira, por mais que se esforce. "Além dos sinais externos, a gagueira também está associada com um grande sofrimento interno, porque a pessoa tem o que falar, sabe o que falar, mas não consegue. Desta forma, geralmente ocorre uma forte reação à gagueira, porque ela interfere na comunicação e nos desempenhos escolar e profissional", relata o IBF.

As pessoas interessadas em entender melhor o problema ou buscar tratamento podem se dirigir no dia 22 de outubro à Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar, que fica no térreo do bloco 5 do campus universitário. O atendimento será prestado por professores e alunos das 8h às 12h e das 13h às 17h. Clique aqui para conferir.

OBS.: O TRATAMENTO OFERECIDO É GRATUITO.

VEJA AQUI COMO CHEGAR NO CESUMAR.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!