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sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA

A Provinha Brasil é uma avaliação que identifica possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Até 2011, na avaliação, apenas a Provinha de Leitura era aplicada. Este ano, a novidade é a criação de uma prova específica para o conteúdo de matemática. Em sua estreia, a Provinha Brasil de Matemática será aplicada apenas uma vez, no segundo semestre. Nos anos seguintes, a nova prova segue a mesma lógica de aplicação da Provinha de Leitura: duas vezes, uma no início e outra no fim do ano letivo. A intenção é avaliar conteúdos aritméticos básicos que os pequenos devem dominar no segundo ano do Ensino Fundamental.

Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial
1º EIXO Números e Operações Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA1 - Mobilizar idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.
D1.1 – Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades.
Ø Contar agrupamentos de até 9 objetos dispostos:
§ de forma organizada;
§ de forma desorganizada;
§ agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
Ø Contar agrupamentos de até 20 objetos dispostos:
§ de forma organizada;
§ de forma desorganizada;
§ agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
Observação:
- representação da quantidade (número) pode estar no enunciado ou nas alternativas.
D1.2 – Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica
Ø Escolher entre as alternativas aquela que possui a representação do número lido pelo aplicador.
Observação:
- apenas números de 10 a 99 em algarismos indo-arábicos.
- o aplicador não deve ler as alternativas, só o comando.
D1.3 – Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.
Ø Comparar quantidades de:
§ objetos organizados;
§ objetos apresentados desordenadamente.
D1.4 – Comparar ou ordenar números naturais.
Ø Escolher entre alternativas apresentadas aquela que:
§ completa uma sequência de quantidades crescentes.
§ completa uma sequência de quantidades decrescentes.
§ corresponde a uma ordenação crescente de quantidades.
Ø Resolver problemas simples de comparação numérica.
Observação:
- números até 20 ou dezenas até 90.
2º EIXO Geometria Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 4– Reconhecer as representações de figuras geométricas.
D4.1 – Identificar figuras geométricas planas.
Ø Associar as seguintes figuras planas com seus respectivos nomes: triângulos, quadrados, retângulos e círculos em um conjunto de figuras planas.
Ø Relacionar representações planas de objetos tridimensionais a figuras geométricas planas.
Observação:
- no suporte pode ser utilizada qualquer figura plana (ex. trapézio, pentágono, etc).
- evitar usar quadrados , retângulos e losangos num mesmo item.
D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais.
Ø Associar objetos do mundo físico a representações de alguns sólidos geométricos simples: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone, pirâmide. (exemplo: caixa com paralelepípedo, casquinha de sorvete com cone)
Observação:
- evitar usar cubos e paralelepípedos num mesmo item.
3º EIXO Grandezas e Medidas Competências Descritores/Habilidades Operacionalização
(descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 5 – Identificar, comparar, relacionar e ordenar grandezas.
D5.1 – Comparar e ordenar comprimentos.
Ø Situações envolvendo desenhos de objetos ou personagens para estabelecer comparativamente: o maior, o menor, igual, o mais alto, o mais baixo, o mais comprido o mais curto, o mais grosso, o mais fino, o mais estreito, o mais largo.
D5.2 – Identificar e relacionar cédulas e moedas.
Ø Identificar cédulas e moeda do sistema monetário brasileiro.
Ø Identificar trocas e diferentes formas para representar um mesmo valor.
§ Dada uma cédula ou moeda, reconhecer agrupamentos de outras cédulas ou moedas, de valores iguais, correspondentes ao mesmo valor.
§ Dado um valor qualquer representado por cédulas e ou moedas, identificar outra forma de obter o mesmo valor.
D5.3 - Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.
Ø Situações envolvendo sequências de eventos; intervalos de tempo, diferentes medidas de tempo (hora, dia, semana, mês, ano); diferentes instrumentos de medida de tempo (relógios analógicos e digitais, calendário).
§ apresentar situações de rotina escolar e de vida comparando com os períodos do dia, do mês e do ano;
§ ordenar sequência de eventos cotidianos apresentados por meio de ilustração;
§ reconhecer horas cheias ou com fração de 30 minutos em relógio digital e em relógio analógico;
§ relacionar horários apresentados em relógios digital e analógico;
§ identificar instrumentos de medida de tempo;
4º EIXO Tratamento da Informação Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 6 – Ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.
D6.1 – Identificar informações apresentadas em tabelas.
Ø Identificar informação em listas ou tabelas de uma entrada, com mais do que duas categorias.
Ø Identificar informação que exijam dois níveis de localização, como tabelas de dupla entrada.
Observação
- Dar preferência a tabelas que tenham com o suporte figuras evitando a leitura da tabela pelo aplicador
D6.2 – Identificar informações apresentadas em gráficos de colunas.
Ø Reconhecer no gráfico qual a maior/menor frequência.
Ø Dada uma frequência, localizar a informação correspondente no gráfico e vice-versa.
D6.3 – Identificar informações relacionadas a Matemática apresentadas em diferentes portadores textuais.
Ø Localizar informações em listas, convites, cartazes, receitas, etc.
§ Situações envolvendo consulta simples a informações tais como: preço de objetos; horário e data de algum evento, endereço.
Observação
- Utilizar textos curtos com poucos dados do tipo solicitado. 

Um comentário:

  1. Olá...muito boa as explicações.
    A maioria da coisas trabalhei com meus alunos, porém é a primeira vez e isso nos deixa apreensivas, né??
    Obrigada
    Sandra

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