GINCANA SENSORIAL
Organização da turma
- Divida a turma em duas equipes, distribuindo cartão colorido (uma cor para cada equipe), no verso de cada equipe terá escrito um dos sentidos: visão/ audição/ paladar/ tátil/ olfato como definição de qual atividade esse aluno irá participar.
Capacidades a serem trabalhadas
- Oportunizar o trabalho em equipe
- Relacionar os sentidos à percepção do ambiente e prevenção de acidentes
- Identificar os órgãos sensoriais e suas funções
- Conhecer o funcionamento de cada órgão sensorial e os cuidados que esses necessitam
Material
- Cartelas coloridas (duas cores) escritas no verso um dos sentidos
- Caixa tátil: uma caixa com objetos de várias texturas e formatos (lixa, algodão, espuma, madeira, etc.)
- Potinhos auditivos: potes tampados com objetos variados, formando pares (areia, feijão, prego, pedrinhas, etc.)
- Bandejinha degustativa: potinhos tipo saleiro com pó de suco ou gelatina, e bandeja com rótulos indicando o sabor
- Caminho com obstáculos e venda
- Potinhos olfativos: potinhos com diversos aromas
Desenvolvimento
Separa as duas equipes de acordo com as cores das cartelas que cada aluno recebeu. O aluno vai participar da estação que está escrita no verso de sua cartela. Cada equipe terá representante(s) em todas as estações. A cada estação soma-se pontos para sua equipe, sendo ao final vencedor a equipe que obtiver maior número de pontos.
ESTAÇÃO TÁTIL:
- Entrega ao aluno participante alguns objetos da caixa.
- Ele terá que retirar da caixa tátil o objeto igual ao que está em sua mão, formando pares.
- A cada par formado o jogador obterá 10 pontos para sua equipe.
- O aluno deverá balançar os potinhos formando pares com mesmo som.
- A cada par formado o jogador obterá 10 pontos para sua equipe.
- O aluno deverá cheirar os potes e formar pares com o mesmo aroma
- A cada par formado o jogador obterá 10 pontos para sua equipe
- No mínimo dois participantes de cada equipe, venda-se o olho de um deles e o outro será seu guia
- Constrói um percurso com diversos objetos como obstáculos (latas, caixotes, cadeiras, garrafas PET)
- Obterá 10 pontos a equipe que fizer o percurso em menor tempo
- O aluno terá que degustar alguns sabores de gelatina e relacioná-los ao rótulo adequado
- A cada acerto o jogador obterá 10 pontos para sua equipe
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica
Querida amiga
ResponderExcluirCada vez mais sinto alegria,
em cada nova atividade
que nós educadores
e educadoras criamos,
para possibilitar
que o conhecimento se torne pleno
nas vidas que passam por nossas vidas.
Acredito que você tem
aquela magia de se eternizar
na vida de muitos,
pois quem é capaz de pensar nos sentidos,
é capaz de acalmar o coração.