quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Produção de texto na alfabetização
Provocação
Se os alunos ainda não dominam completamente a escrita alfabética, não é possível trabalhar a produção de textos. Certo?
Errado. O conhecimento do sistema alfabético não é um pré-requisito para a elaboração de um texto. Definir o conteúdo que será escrito, adequá-lo a um propósito comunicativo e organizar as ideias são comportamentos escritores que não dependem da representação gráfica das palavras e que as crianças devem praticar desde a pré-escola. Uma das maneiras de trabalhar esses conteúdos é o ditado que os alunos fazem para o professor, o que torna possível às crianças se perceberem capazes de escrever antes de estar alfabetizadas.
Ponto de partida
Produzir texto sem escrever
Na ponta do lápis
Ler e escrever de verdade na 1ª série
Aulas que estão no gibi
Palavra de especialista
Com significado, desde o começo (por Delia Lerner)
Aquisão do código e compreensão do texto, ao mesmo tempo (por Ana Teberosky)
É preciso conhecer as características da linguagem escrita (Telma Weiz)
Projetos didáticos
Criar agendas telefônicas
Livro de parlendas preferidas
Reescrita de histórias conhecidas
Indicação literária
Texto informativo sobre filhotes
Legendas para fotos
Atividades permanentes
Escrever para aprender (em vídeo)
Ditado para escriba (em vídeo)
Leitura de textos informativos (em vídeo)
Interação com a linguagem escrita
Sequências didáticas
''Eu já sei ler gibi!''
Galeria de personagens
Leia o artigo na íntegra em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/leitura-texto-cientifico-429203.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!