segunda-feira, 21 de setembro de 2009

BULLYING


BANG, BANG, ESTÁS MORTO.
Quem nos apresentou este filme maravilhoso foi a professora-mestra Luciana Grandini ( Universidade Estadual de Maringá-Paraná), cujo objetivo era fazer com que relacionássemos a prática do bullying com os encaminhamentos a serem observados pelas escolas quando da elaboração dos seus Projetos Políticos Pedagógicos.
O filme retrata os dramas vividos por um adolescente no interior da escola que, dia-a-dia é submetido a situações características do bullying. Os medos e horrores que povoam a vida e a mente do jovem começam a ser desvelados a partir do momento em que ele é convidado a interpretar a personagem principal de uma peça de teatro na escola.
O filme nos conduz a uma reflexão acerca do comportamento humano, e especificamente, sobre a questão do bullying, fator componente do universo escolar, quer admitamos ou não.
OBS.: A peça encenada no filme é real.

Apresentamos, na seqüência, o conceito de bullying.

• CONCEITUAÇÃO
• O que é Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro a seguir relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos,fazer sofrer,ofender,agredir,zoar,gozar,encarnar,sacanear, humilhar,discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar,aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences.

Se desejar maiores detalhes sobre o assunto clique aqui.
Professor: FIQUE ATENTO!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!