domingo, 15 de novembro de 2009

ARTE, HISTÓRIA E TICs

Unir Arte e ensino de História deveria ser uma atividade normal em projetos escolares, já que a Arte sempre reflete um contexto histórico. Em virtude da disponibilização de recursos na web, aliar estes conteúdos ao uso das tecnologias está se tornando mais fácil.
Neste período em que se discute e se apresenta novas visões sobre a Segunda Guerra Mundial,(como estas, apresentadas pelo NatGeo Brasil), o trabalho da artista ucraniana Kseniya Simonova, apresentado em um programa de televisão, usando uma caixa de luz, areia para pintura e reproduzindo a invasão alemã na Ucrânia, é um ótimo recurso para demonstrar aos alunos como a arte se relaciona com a História.Claro que é preciso fazer um trabalho interdisciplinar.Clique para assistir ao vídeo e se emocionar.



Ainda relacionando os acontecimentos da guerra e a ideologia dominante no período, é recomendável assistir ao filme A Onda (cujo livro fez muito sucesso nos anos 80), que mostra o trabalho desenvolvido por um professor a fim de demonstrar como o nazismo pode convencer tanta gente.
Leia sobre o filme, neste site.Conheça o professor neste link e assista ao trailer do filme no You Tube. Se tiver oportunidade não deixe de assistir ao filme. Você descobrirá o poder e as ideologias embutidos nas ações dos educadores.

OBSERVAÇÃO: O CONTEÚDO INTEGRAL DESTA POSTAGEM FOI COPIADO DO BLOG LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA.

1 comentários:

  1. Quando um professor disponibiliza o conhecimento para outros mestres,
    a vida faz folia em infinitos corações.
    Parabéns pelo espaço.
    Fica feliz

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!