quinta-feira, 22 de julho de 2010

EXPERIÊNCIA PRÓPRIA






Projeto de literatura: Senta, que lá vem história
Título da história trabalhada:
Mário Marinheiro
(Adaptação livre da dinâmica de mesmo nome)
Turmas a que se destina: 3º ano, 3ª série e 4ª série
Duração da atividade: de 50 minutos à 1 hora.
Técnicas empregada na contação: dobradura e música
Objetivos:
Estimular a imaginação e a criatividade do aluno;
Reconhecer a diferença entre história lida e história contada;
Identificar os diversos tipos de linguagem: oral, gestual, visual.

Encaminhamento metodológico:
Contação da história pelo professor e confecção simultânea da dobradura do barco;
Apresentação da música “O barquinho” como complemento da história;
Recontação da história e confecção da dobradura do barco pelo aluno (com o auxílio do professor);
Recorte da dobradura (com os dedos) ao som da música “O barquinho”;
Pintura do colete salva-vidas;
Pesquisa, recorte e colagem da cabeça do marinheiro.

Dinâmica - Mário Marinheiro
1. Mario Marinheiro viajava muito e em suas viagens levava livros e papéis de carta, pois gostava muito de ler e de escrever. As cartas que escrevia eram depois dobradas e colocadas em envelopes. Quando chegavam as respostas, ele as desdobrava para ler, dentro da barraca onde ficava acampado, isso quando não estava em alto-mar.
2. Na barraca, em contato com a vida ao ar livre, Mário Marinheiro podia observar o vôo das aves e os ninhos de passarinhos dos mais variados formatos. Certo dia, Mário Marinheiro percebeu que sua barraca estava precisando de uma pintura na parte da frente e também de uma reforma no telhado, que era reto e passara a ser bicudo.
3. À noite, o toldo tinha que ser levantado, primeiro de um lado, transpassando-o para ficar bem preso, e depois do outro.
4. Mário Marinheiro gostava de construir com papel um chapéu de forma triangular para se proteger do sol. Quando precisava de saquinho para pipoca, copo ou coador, podia obtê-los virando o chapéu para baixo.
5. Um dia, sentiu que o chapéu que construíra era muito grande e resolveu reformá-lo. Uniu então os pontos do chapéu, como se fosse o bico de um passarinho.
6. Levantando as pontas que apontavam para baixo, uma para cada lado, Mário Marinheiro obteve um chapéu menor.
7. Como o chapéu continuava grande, tentou diminuí-lo novamente, repetindo as mesmas dobras.
8. Mas, arrependido, desdobrou as últimas abas, puxando para fora suas duas pontas.
9. Qual não foi sua surpresa ao ver o chapéu transformar-se num barco.
10. Certo dia, navegando em alto-mar, o barco de Mário Marinheiro começou a balançar de um lado para o outro, pois as ondas estavam revoltas por causa da chuva que começara a cair. No céu havia muitas nuvens, que provocavam trovões barulhentos.
11. De repente, o barco bateu num rochedo, o que lhe arrancou a parte da frente - a proa.
12. O barco rodopiou e foi arrancada a parte de trás - a popa.
13. Em seguida o barco emborcou, virando o mastro de ponta cabeça e bateu num recife, perdendo a ponta do mastro. O barco foi então afundando, afundando e se desmanchando. Como Mário Marinheiro sabia nadar e boiar muito bem, pois praticava esportes e tinha muita resistência, foi nadando até a praia e salvou-se... Graças a seu barco, que se transformara adivinhe em que?
14. Numa camiseta salva-vidas.
OBS.: A partir do item 9, introduzi algumas modificações na dinâmica, que ficou assim:
10. Mário Marinheiro não perdeu tempo: convidou os seus amigos e se lançou ao mar. E assim, sempre que estava de férias, Mário insistia em viajar com seu barquinho, que naturalmente, foi envelhecendo junto com seu dono.
Nesse ponto, o apresentador começa a cantar suavemente a música “O barquinho” enquanto vai rasgando as partes indicadas na canção (proa, popa e mastro).
Música: O barquinho
Um barquinho pequenino
navegava pelo mar.
De tão velho, o coitadinho
começou a quebrar.
Foi a proa, foi a popa,
foi o mastro que quebrou.
Só restou a camiseta do
Marujo, que afundou.
11. Mas, Mário Marinheiro sabia nadar e boiar muito bem, pois praticava esportes e tinha muita resistência, foi nadando até a praia e salvou-se... Graças a seu barco, que se transformara adivinhe em que?
12. Numa camiseta salva-vidas.
A história então é recontada e os alunos vão construindo cada um o seu barquinho. Finalmente, são convidados a pesquisar nas revistas figuras de cabeças (todos se transformam em Mário Marinheiro), que serão recortadas e coladas na gola do colete salva-vidas.
Avaliação pessoal acerca da atividade proposta: Posso garantir que os alunos vão gostar imensamente de cada passo da atividade. Também lhe asseguro que você ficará surpresa com o número deles que vai ensinar o que aprendeu aos pais e a outros colegas.
Clique aqui para ter acesso aos passos da dobradura confeccionada na dinâmica.

1 comentários:

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