Para Alfabetizar os Alunos
• organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos
• leia diariamente para eles
• escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver)
• peça que reproduzam o que você leu, como souberem
• coloque material de leitura ao alcance dos alunos
• comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes
• trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória
• leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc
• crie situações em que a escrita se faça necessária
• faça produção coletiva de textos
• procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever - traduza para a escrita convencional
• distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras
• ofereça jogos e incentive-os a jogar
• elogie todas as tentativas dos alunos
Atividades para alunos não alfabetizados:
- jogos para:
- reconhecer letras
- relacionar som e grafia
- perceber como se combinam letras formando palavras
- leitura apoiada principalmente na memória e na ilustração
- escuta de leitura
- compreensão e interpretação de textos (oralmente, através de desenhos, dramatizações, tentativas de escrita)
Atividades exclusivas para alunos alfabetizados:
- jogos para aperfeiçoar:
- grafia das palavras
- aspectos gramaticais
- segmentação de palavras e frases
- uso de dicionário
- trabalho independente de leitura e escrita
- revisão de texto (auto correção)
- reescrita de texto - coletiva, em duplas, individualmente
Sugestões de atividades
Atividades das quais todos participam:
- Leitura de histórias e outros textos
- desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
- favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
- possibilita a internalização do discurso escrito - por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes
- Elaboração de jornal
- possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de textos (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc;
- desenvolve habilidades de planejamento, coleta e organização de informações; escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc; revisão e reescrita de texto; diagramação; ilustração.
- Títulos (de histórias e outros textos)
- favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo / mensagem do texto)
- ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido)
- contribuem para a alfabetização inicial:
- são modelos de escrita convencional - quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
- levam a pensar sobre a escrita - quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, da forma que sabe;
- possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
- podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.
- Trabalho com nomes próprios
- os nomes próprios são um ótimo ponto de partida para a alfabetização porque:
- são palavras significativas para os alunos;
- funcionam como modelos estáveis de escrita convencional;
- propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras);
- fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).
- Atividades com letras móveis
- facilitam a alfabetização inicial porque:
- os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforços quando erram;
- favorecem a reflexão sobre a escrita: que letras usar, quantas, em que ordem;
- estimulam a cooperação entre os colegas - os mais adiantados ajudam os que têm dificuldade.
- Jogos
- levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
- ajudam a relacionar som e grafia
- contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
- fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
- favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
- Revisão e escrita coletiva e individual de texto
- desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
- favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
- contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
- Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc
- desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
- desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
- familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
- por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional; como texto para leitura de memória; para atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
- Trabalho com rótulos e propagandas
- possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
- propicia o contato com diferentes tipos de letras;
- funciona como modelo de escrita convencional;
- leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
- favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.
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