sábado, 20 de outubro de 2012

ENSINANDO SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS

Ideia muito criativa de como ensinar substantivo para a turminha.
 FONTE: Ideia criativa

Sempre que me preparava pra dar essa aula saía catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas  de garrafa até os  brinquedos de meus filhos, que sob protesto, eram logo colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo para a sala de aula, onde me auxiliavam na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola diferente, meus alunos já ficavam entusiasmados, e quando as coisas iam saindo, uma a uma, da sacola, então, era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
- O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
 -  É uma boneca prô.
 -  E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha, giz em punho,  escrever uma palavra, fosse carro, remédio, boneco, lápis ...
Mas onde entra o tema da aula, afinal? Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que iam ou não sendo corrigidas. Calma, caros colegas, já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras,  bate papo,  alegria, continuávamos a aula.
 -  Gente , essa boneca se chama Dalila.
  Eles me falavam sobre os nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome de Dalila e das outras bonecas que eram citadas,  e quando o aluno escrevia o nome corretamente, com a inicial maiúscula,  eu aproveitava para explicar que Dalila, assim  como eles, era única, e portanto, merecia que seu nome também fosse grafado com a inicial maiúscula.
Então, escrevia o tema da aula e dava a definição, fazendo, depois, com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade, mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar ...
Toda mulher é mulher, não é, prô?
 -  É sim, mas nem toda mulher é Maria
 -  Mas tem muita Maria por ai.  Como pode ser única e ter nome próprio se tem um monte?
 - Não há sequer um ser humano igual, meu querido, e se o nome for igual, o sobrenome é diferente,  se o sobrenome for igual, o número de identidade é diferente e se não tiver identidade, a impressão digital é diferente, única, portanto, substantivo próprio.
E fazíamos nossas atividades,  jogávamos o jogo da forca e comíamos as frutas que serviram de exemplo de substantivo comum .... Só festa e aprendizado garantido.
OBS.: Transcrevi aqui texto da professora Gi, com pequenas alterações.

TRABALHANDO O MESMO TEMA COM OS ALUNOS MAIORES

 MINHA SUGESTÃO

Para os maiores, sugiro o divertido jogo do STOP, no qual os alunos vão escrevendo o nome de pessoas, cidades, carros, objetos (esses ou outros ítens devem ser escolhidos de acordo com a vontade do grupo). Nomes próprios e comuns vão surgir em quantidade. 
 Proponha o mesmo exercício que a professora Gi desenvolveu, e depois, solicite aos alunos que classifiquem os substantivos em comuns e próprios.

2 comentários:

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!