Ideia muito criativa de como ensinar substantivo para a turminha.
FONTE: Ideia criativa
Sempre que me preparava pra dar essa aula saía catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas
de garrafa até os brinquedos de meus filhos, que sob protesto, eram logo
colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo para a sala de aula, onde me auxiliavam na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola
diferente, meus alunos já ficavam entusiasmados, e quando as coisas iam
saindo, uma a uma, da sacola, então, era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
- O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
- É uma boneca prô.
- E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha, giz em punho, escrever uma palavra, fosse carro, remédio, boneco, lápis ...
Mas onde entra o tema da aula, afinal?
Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que
iam ou não sendo corrigidas. Calma, caros colegas, já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras, bate papo, alegria, continuávamos a aula.
- Gente , essa boneca se chama Dalila.
Eles me falavam sobre os
nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome
de Dalila e das outras bonecas que eram citadas, e quando o aluno escrevia o nome corretamente, com a inicial maiúscula, eu aproveitava para explicar
que Dalila, assim como eles, era única, e portanto, merecia que seu nome também
fosse grafado com a inicial maiúscula.
Então, escrevia o tema da aula e dava a definição, fazendo, depois, com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade, mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar ...
Toda mulher é mulher, não é, prô?
- É sim, mas nem toda mulher é Maria
- Mas tem muita Maria por ai. Como pode ser única e ter nome próprio se tem um monte?
- Não há sequer um ser humano igual, meu
querido, e se o nome for igual, o sobrenome é diferente, se o sobrenome
for igual, o número de identidade é diferente e se não tiver identidade, a
impressão digital é diferente, única, portanto, substantivo próprio.
E fazíamos nossas atividades, jogávamos
o jogo da forca e comíamos as frutas que serviram de exemplo de
substantivo comum .... Só festa e aprendizado garantido.
OBS.: Transcrevi aqui texto da professora Gi, com pequenas alterações.
OBS.: Transcrevi aqui texto da professora Gi, com pequenas alterações.
TRABALHANDO O MESMO TEMA COM OS ALUNOS MAIORES
MINHA SUGESTÃO
Para os maiores, sugiro o divertido jogo do STOP, no qual os alunos vão escrevendo o nome de pessoas, cidades, carros, objetos (esses ou outros ítens devem ser escolhidos de acordo com a vontade do grupo). Nomes próprios e comuns vão surgir em quantidade.
Proponha o mesmo exercício que a professora Gi desenvolveu, e depois, solicite aos alunos que classifiquem os substantivos em comuns e próprios.
estou fazendo o deve
ResponderExcluirmuito boa sua dica, valeu!!!
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