terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

Nossa língua é de uma riqueza ímpar, e à medida que a estudamos, vamos descobrindo, perplexos, o quão pouco a dominamos. Certa estava Clarice Lispector - por quem sou apaixonada -  quando afirmava: " A palavra é meu domínio sobre o mundo." É por essa razão que adoro visitar a página Nossa língua portuguesa. Veja um exemplo daquilo que podemos aprender lá:

                                                     Uso do "por que"
Vejamos um trecho da canção "Pedacinhos", de Guilherme Arantes:
Pra que tornar as coisas
tão sombrias
na hora de partir?
Por que não se abrir?
Se o que vale é o sentimento
e não palavras quase
sempre traiçoeiras
e é bobeira se enganar.
Nessa canção, Arantes usa a frase "Por que não se abrir?". Esse "por que" é separadíssimo! Toda vez que for possível substituir o "por que" por "por qual razão" ou "por que razão", ele deve ser escrito separado:
por que não se abrir
por qual razão não se abrir
Observe este trecho da canção "Coisa Mais Linda", de Carlos Lyra:
... Coisa mais linda
é você assim
justinho você - eu juro -
eu não sei
por que você
não me quer mais...
"Eu não sei por que você não me quer mais" equivale a dizer "eu não sei por qual razão você não me quer mais". Sempre que a troca for possível, escreva "por que" separado.

Por que você está rindo? Já sei! Está rindo porque cometi alguns erros de português. 

1 comentários:

  1. Querida amiga

    Hoje a minha visita
    é para agradecer.
    Cada visita sua ao meu espaço
    de sentimentos,
    inspira alegrias em
    minha vida,
    e leva o que de melhor
    existe em mim.

    Sua amizade é preciosa
    em minha vida,
    e há de continuar a ser
    neste novo ano
    que está a nascer.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!