quarta-feira, 10 de março de 2010

FILME X ESCOLA


Os filmes de curta ou longa duração têm sido cada vez mais empregadas pelas escolas como um valoroso recurso pedagógico na apresentação e desenvolvimento dos mais variados assuntos. Alguns projetos, como os indicados abaixo , dedicam-se à tarefa de estimular esta ação, além de disponibilizar centenas de filmes para uso em sala de aula.

Projeto Curta na Escola

A idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.

Em março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passamos a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do site.

Pedagogos especializados passaram a contribuir com sugestões - pareceres pedagógicos sobre como utilizar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.

A adesão imediata de um grande número de professores, baixando os pareceres e elogiando o serviço, motivou o desenvolvimento do Projeto Curta Na Escola, que reúne neste website um conjunto de ferramentas interativas integralmente dedicadas a promover o uso dos curtas-metragens brasileiros na educação.

Aqui, professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários aos filmes, discussões no fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais relatos integram um grande banco de experiências educacionais, permanentemente aberto para consultas por todos.

OBS.: Esta postagem originou-se da leitura que fiz da postagem COMO AUMENTAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS, de Maristela Maforte, do excelente blog Educação em Destaque. Obrigada, AMIGA, pela dica e pela motivação.

3 comentários:

  1. Querida amiga.

    Um curta premiadíssimo no Brasil tem o nome de Vida Maria.
    Ótimo para retratar o cotidiano das mulheres que vivem no interior, sem vislumbrar uma vida diferente a das antigas gerações de suas famílias.

    Educar é sempre insistir em novos caminhos.

    Uma semana repleta de afetos para ti.

    ResponderExcluir
  2. Você escreve: "Sonho com uma nova era, repleta de "gente fina, elegante e sincera, com habilidade para dizer mais sim do que não".

    Na verdade o sonho, ainda assim, «comanda» a vida...

    Perante realidades crueis, ter um "doce" sonho ajuda a esquecer aquela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Iolanda,
    Amei a postagem. Muito obrigada pelos creditos.
    O conhecimento não é estático, está sempre em movimento. Olha o quanto nós aprendemos juntos, não é mesmo?
    Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!