- Empregar os 30 primeiros minutos de aula na realização de leituras ( fazer disso uma rotina diária, na qual o aluno ou a professora lerão para todos). A professora também pode pedir para uma criança falar diante dos colegas o que leu, dar opinião, incentivar a fazer propaganda do livro – ex.: eu gostei deste livro porque ele tem um final muito engraçado, quem quiser saber terá que fazer a leitura para descobrir). Lembrar que esse não é o momento indicado para cobranças por escrito.
- Criar um cantinho de leitura.
- Fazer leitura oral dos textos a serem estudados ( cada aluno lê um parágrafo e a professora indica quem deverá continuar, aquele que não estiver atento deverá pagar um mico - lembrando que isso deverá ser só no começo para incentivá-los a prestar atenção.
- Continuar levando para a sala de aula o material dourado e os dadinhos para “brincar” de nunca 10.
- No final da aula entregar um pedaço de papel rascunho e pedir para escreverem palavras começadas com alguma letra do alfabeto, nomes de frutas, ou para brincarem de STOP.
- Utilizar frequentemente a técnica da caixa surpresa ( escrever perguntas sobre o tema em estudo, dobrar os papeizinhos e guardá-los numa caixa. Passar a caixa de mão em mão e a um sinal da professora, aquele que estiver com a caixa na mão deverá abri-la, pegar uma pergunta, ler em voz alta e respondê-la. Caso esteja certo, a brincadeira deverá continuar, se não estiver, ou paga um mico ou outro aluno responde. Esta técnica pode ser utilizada também com a tabuada).
- Dar “provinhas” envolvendo somente a tabuada.
- Sugerir que durante alguns minutos, um aluno “tome” a tabuada do outro.
- Fazer uma tabuada grande e pedir que colem na parede do quarto para estudá-la todos os dias.
- Não deixar de trabalhar com lista de palavras com dificuldades ortográficas mais comuns e de deixá-las fixadas na parede.
- Fazer o vocabulário da matemática. Exemplo: = igual, + mais, - menos, X multiplicar, dobro / duas vezes, triplo / três vezes, metade / dividido por dois, etc. e fixar na parede para consulta diária.
- Fazer ditado de textos pequenos fornecendo-lhes pistas para a escrita.
- Dar ficha de livro para preencher. (autor, editora, personagens, etc.), preferencialmente dos livros que levam para ler em casa. Não deixar de corrigir depois.
- Fazer estimativas. Exemplo: leve a caixa de tampinhas para a sala e pergunte: Quantas tampinhas vocês acham que tem aqui ? Conforme eles vão respondendo, você anota no quadro. Em seguida distribua um punhado de tampinhas para cada aluno ou para cada grupo. Conforme eles vão contando, você coloca o resultado no quadro e posteriormente faz a grande conta. Quem mais se aproximar do resultado ganha um brinde.
- Dar situações problemas de tarefa que envolvam materiais concretos. Exemplo: Conte na gaveta quantos garfos, quantas facas, quantas colheres. Depois pergunta: quantos talheres ao todo ? Se juntar só os garfos e as colheres quantas unidades terão ? Etc.
- Sugerir diversos títulos para produção de texto e escolher um para escrever.
- Escolher uma figura e escrever um texto sobre ela. Depois, montar um livretão com esta coletânea (depois de reestruturados) e deixar no cantinho de leitura.
- Desenvolver atividades que envolvam operações matemáticas todos os dias, seja no caderno ou no quadro.
- Trabalhar intensamente a construção de frases (escrita e ilustração).
- Sugerir que escrevam: Carta para Jesus, para o prefeito, Se eu fosse minha mãe eu .... Se minha mãe fosse minha filha eu ... Se eu fosse a professora desta turma eu .....
- Pedir que tragam um brinquedo de casa (não pode ser bola nem pipa, de preferência brinquedos que possam brincar com outros colegas). Na sala, antes de brincar, sugerir que escrevam sobre o brinquedo que trouxeram (nome, de quem ganhou, porque gosta dele, etc.) Depois, pode-se montar um painel com o texto e a ilustração e depois sair no pátio para brincar.
- Lembrar da importância das atividades lúdicas apresentando sempre jogos ( montagem de frases a partir de fichas de palavras, imagem e história, autódromo, adivinhando objetos, jogo da forca, telefone sem fio (escrito), bingos, cruzadinhas, enigmas, colocar sinais em determinada operação, etc.)
- Passar uma atividade por vez no quadro, andar de carteira em carteira observando o andamento e só depois passar a segunda.
- Ao fazer uma avaliação, proceder do mesmo modo: ler a primeira questão, esperar que resolvam e só depois ler a seguinte.
- Nunca deixar de colar um texto no caderno. Procurar preparar um estêncil de forma a poder recortar do tamanho da página do caderno. Passar de carteira em carteira dando os 4 pingos de cola e pedir para o aluno colar imediatamente.
- Procurar corrigir o caderno do aluno em sua própria carteira, evitando assim que saiam do lugar.
- Em dias muito quentes, sair da sala com todos os alunos juntos para tomarem água, evitando assim que saiam a toda hora.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
27 SUGESTÕES PARA O TERCEIRO ANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá,adorei estas dicas.obrigada.
ResponderExcluir