quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

27 SUGESTÕES PARA O TERCEIRO ANO



  1. Empregar os 30 primeiros minutos de aula na realização de leituras   ( fazer disso uma rotina diária, na qual o  aluno ou a   professora  lerão  para  todos). A professora também pode pedir para   uma  criança  falar diante dos colegas  o  que  leu,  dar  opinião,  incentivar  a  fazer  propaganda  do  livro – ex.: eu  gostei  deste  livro  porque  ele  tem  um  final  muito  engraçado,  quem  quiser  saber  terá  que  fazer  a  leitura  para  descobrir).  Lembrar que esse não é o  momento indicado para cobranças  por  escrito. 
  2. Criar um  cantinho  de  leitura.
  3. Fazer  leitura  oral  dos  textos  a  serem  estudados ( cada  aluno    um  parágrafo  e  a  professora  indica  quem  deverá  continuar,  aquele  que  não  estiver  atento  deverá  pagar  um  mico  -  lembrando  que  isso  deverá  ser    no  começo  para  incentivá-los  a  prestar  atenção. 
  4. Continuar  levando  para  a  sala  de  aula  o  material  dourado  e  os  dadinhos  para  “brincar”  de  nunca  10.
  5. No  final  da  aula  entregar  um  pedaço  de  papel  rascunho  e  pedir  para  escreverem  palavras  começadas  com  alguma  letra do alfabeto,  nomes  de  frutas,  ou  para brincarem de  STOP.
  6. Utilizar frequentemente a  técnica  da  caixa  surpresa (  escrever  perguntas  sobre  o  tema  em  estudo,  dobrar  os  papeizinhos  e  guardá-los  numa  caixa.  Passar  a  caixa  de  mão  em  mão  e  a  um  sinal  da  professora,  aquele  que  estiver  com  a  caixa  na  mão  deverá  abri-la,  pegar  uma  pergunta,  ler  em  voz  alta  e  respondê-la.  Caso  esteja  certo,  a  brincadeira  deverá  continuar,  se  não  estiverou  paga  um  mico  ou  outro  aluno  responde.  Esta  técnica  pode  ser  utilizada também  com  a  tabuada).
  7. Dar  “provinhas”   envolvendo somente a  tabuada.
  8. Sugerir  que  durante  alguns  minutos,  um  aluno  “tome”  a  tabuada  do  outro.
  9. Fazer  uma  tabuada  grande  e  pedir  que  colem  na  parede  do  quarto  para  estudá-la  todos  os  dias.
  10. Não  deixar  de  trabalhar  com lista  de  palavras  com  dificuldades  ortográficas  mais  comuns  e  de deixá-las  fixadas  na  parede.
  11. Fazer  o  vocabulário  da  matemática.  Exemplo:  = igual, + mais, - menos,  X multiplicar, dobro / duas  vezes,  triplo / três  vezes, metade / dividido  por  dois,  etc.  e  fixar  na  parede para  consulta  diária.
  12. Fazer  ditado  de  textos  pequenos  fornecendo-lhes pistas  para a escrita.
  13. Dar  ficha  de  livro  para  preencher. (autor,  editora,  personagens,  etc.), preferencialmente  dos  livros  que  levam  para  ler  em casa.  Não  deixar  de  corrigir  depois.
  14. Fazer  estimativas. Exemplo:  leve  a  caixa  de  tampinhas  para  a  sala  e  pergunte:  Quantas  tampinhas  vocês  acham  que  tem  aqui ? Conforme  eles  vão  respondendo,  você  anota  no  quadro.  Em  seguida  distribua  um  punhado  de  tampinhas  para  cada  aluno  ou  para  cada  grupo.  Conforme  eles  vão  contando,  você  coloca  o  resultado  no  quadro  e  posteriormente  faz  a   grande  conta.  Quem  mais  se  aproximar  do  resultado  ganha   um  brinde.
  15. Dar  situações  problemas  de  tarefa  que  envolvam  materiais  concretos.  Exemplo:  Conte  na  gaveta  quantos  garfos,  quantas  facas,  quantas  colheres.  Depois  pergunta:  quantos  talheres  ao  todo ?  Se  juntar    os  garfos  e  as  colheres  quantas unidades  terão ?  Etc.
  16. Sugerir  diversos  títulos  para  produção  de  texto  e   escolher  um  para  escrever.
  17. Escolher  uma  figura  e  escrever  um  texto  sobre  ela.  Depois,  montar  um  livretão  com  esta  coletânea (depois  de  reestruturados)  e  deixar no  cantinho  de  leitura.
  18. Desenvolver atividades que envolvam  operações matemáticas todos  os  dias,  seja  no  caderno  ou  no  quadro.
  19. Trabalhar intensamente a  construção  de  frases (escrita e ilustração). 
  20. Sugerir  que  escrevam:  Carta  para  Jesus,  para  o  prefeito,  Se  eu  fosse  minha  mãe  eu ....  Se  minha  mãe  fosse  minha  filha  eu ...  Se  eu  fosse  a  professora  desta  turma  eu  .....
  21. Pedir  que  tragam  um  brinquedo  de  casa (não  pode  ser  bola  nem  pipa,  de  preferência  brinquedos  que  possam  brincar  com  outros  colegas).  Na  sala,  antes  de  brincar,  sugerir  que  escrevam  sobre  o  brinquedo  que  trouxeram  (nome,  de  quem  ganhou,  porque  gosta  dele,  etc.)  Depois,  pode-se  montar  um  painel  com  o  texto  e  a  ilustração  e  depois  sair  no  pátio  para  brincar.
  22. Lembrar  da importância das atividades lúdicas apresentando sempre jogos ( montagem  de  frases  a  partir  de  fichas  de  palavras,  imagem  e  história,  autódromo,  adivinhando  objetos,  jogo  da  forca,   telefone  sem  fio (escrito),  bingos, cruzadinhas, enigmas, colocar  sinais  em determinada  operação,  etc.)
  23. Passar  uma  atividade  por  vez  no  quadro,  andar  de  carteira  em  carteira observando o andamento  e    depois  passar  a  segunda.
  24. Ao  fazer  uma  avaliação,  proceder do mesmo modo:  ler  a  primeira  questão,  esperar  que  resolvam  e    depois  ler  a  seguinte.
  25. Nunca  deixar  de  colar  um  texto  no  caderno.  Procurar  preparar  um  estêncil  de  forma  a  poder  recortar  do  tamanho  da  página  do  caderno.  Passar  de  carteira  em   carteira  dando  os  4  pingos  de  cola  e  pedir  para  o  aluno  colar  imediatamente. 
  26. Procurar  corrigir  o  caderno  do  aluno  em  sua  própria  carteira,  evitando  assim  que  saiam  do  lugar.
  27. Em  dias  muito quentes,  sair  da  sala  com  todos  os  alunos  juntos  para  tomarem  água,  evitando  assim  que   saiam  a  toda  hora.


1 comentários:

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!